Meu ano de 2019

Um ano que me colocou de volta ao mercado de TI.

Introdução

Esse ano foi uma ano de mudanças, onde muita coisa aconteceu e minha vida se tornou mais feliz. Logo em janeiro nasceu minha segunda filha Ana Lara, o que me encheu de júbilo e de vontade de viver. Nesse mesmo ano montamos nosso estúdio de fotografia o 2L Studio. Sim além de ser um desenvolvedor adoro outros linguagens principalmente a da arte.

Sou fotógrafo por paixão, e acreditem o estúdio funciona somente com aplicações opensource e no Linux:

Eu fiquei os últimos 2 anos me dedicando a maior parte do meu tempo ao estúdio e usando a minha expertise em tecnologia para apoio do mesmo.

No segundo semestre comecei a trabalhar junto com a Qirá desenvolvendo software para os armários inteligentes que produzem o Meu Locker.

Aqui tive contato com uma Stack de desenvolvimento que amei, vindo de projetos em sua maioria desktop e voltados para a engenharia, vi no React, React-Native e no NodeJs algo lindo de se trabalhar.

Estou me desenvolvendo cada vez mais no uso dessas tecnologias e não pretendo parar.

Minha estada somente no ramo da fotografia me fez feliz por um tempo, mas é realmente na tecnologia que me sinto mais realizado.

Projetos

Nesse ano quis desenvolver o primeiro teclado mecânico abnt2. E foi exatamente o que fiz. Usando a pcb dz60 e as keycaps da WASD, fiz uma pullrequest com o layout abnt2 para a dz60 no qmk e foi só esperar o resultado você encontra aqui.

Blog

Eu tinha um site que fiz lá em 2008 inteiramente sobre BI. Resolvi não me dedicar somente ao BI e trabalhar com tecnologia não importando a vertente. Antes usava o wordpress, mas depois de conhecer o GastbyJS não tive dúvidas em fazer o blog usando essa tecnologia.

É fabuloso o que se pode fazer com ele e adivinhem usa o React, para mim um bonus!!!

O que aprendi em 2019

Securança e autenticação

Sou um pouco paranoico com segurança e nesse ano pude me aprofundar bastante enquanto montava vários servidores na Amazon Cloud. Pretendo criar uma série de tutorias sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais a LGPD que entra em vigor nesse ano de 2020.

Amazon Cloud

Essa foi a área que mais aprendi, a ponto de dominar vários serviços tais como:

  • EC2
  • Elastic Beanstalk
  • RDS
  • VPC
  • CloudFront
  • CodeBuild, CodeDeploy e CoudPipeline
  • CloudWatch
  • AWS Amplify é aqui que este blog está hospedado.

OmniStack (React, React-Native, NodeJS)

O que me tornou um FullStack Webdeveloper, não imaginava que com essas 3 tecnologias seria possível fazer tanto. Agradeço ao pessoal da RocketSeat por ter mostrado em seus vídeos no Youtube o poder dessas ferramentas.

Gatsby

Escolhi o Gatsby como meu gerador de site estático por causa de sua rapidez, e claro pelo fato de usar o React. Eu aprendi um pouco de GraphQL com ele, mas sinto que preciso aprender muito mais.

Conclusão

Esse não foi um ano de transição o qual me colocou em contato com minha paixão, a tecnologia. Pretendo em 2020 aprender muito e ao passo que vou aprendendo vou escrevendo aqui no blog.

Esse foi um grande ano, estou ansioso por 2020. Obrigado a você que lê esse blog. Não exite em me enviar um email em luiz@luizcorreia.eti.br se você tiver dúvidas, comentários ou ideias.

Tenha um feliz ano de 2020.

Comentários